Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza Caminhada Urbana
Publicado em 02/09/2019

A disciplina Humanidades - Sociologia e Planejamento Urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste realizou, na manhã do último domingo (01), uma aula aberta com a participação dos estudantes denominada “Caminhada Urbana”.

A Caminhada foi orientada pela professora Kênia Barbosa e abordou a história da política habitacional no Brasil, legislação urbanística, reurbanização de assentamentos precários e autoconstrução. Com os "pés no chão", os alunos vivenciaram os aspectos do planejamento, produção e experiência do espaço. O ponto de partida da Caminhada foi o campus de Coronel Fabriciano do Unileste e o itinerário contou com passagem pelos bairros Aparecida do Norte, Universitário e Morada do Vale.

Para aluna Raiany Isabelli da Silva, a iniciativa possibilitou a visualização da realidade, o “ir além” das discussões em sala de aula e a vivência de todo o contexto que envolve a produção da cidade. Para aluna Letícia Gatto Gomes, através da ação, foi possível perceber nos bairros visitados as diversas situações que são tratadas nos conteúdos vistos na sala de aula, facilitando a compreensão e permitindo um olhar crítico sobre o urbanismo.