Docente e egressa do Unileste têm artigo sobre Educação e Sociologia da Infância publicado em revista
Publicado em 02/09/2019

A docente do curso de Psicologia do Unileste, Stela Maris Bretas, e a egressa do referido curso e mestranda em Psicologia pela UFSJ, Marielle Costa Silva, tiveram o artigo “Os sentidos atribuídos à cor e raça por alunos de uma escola pública” publicado na atual edição da revista “COM A PALAVRA, O PROFESSOR”, cujo tema é “Ensino, políticas e práticas educativas na educação básica”.

O trabalho é fruto de pesquisa de iniciação científica desenvolvida em 2016 no Centro Universitário, em interface com os campos da Educação e da Sociologia da Infância. O estudo teve como objetivo investigar a autodeclaração de cor e raça de 37 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Minas Gerais e oportunizar um tempo  e espaço para refletir sobre a identidade racial e as vivências de discriminação na escola.

Para isso, foram utilizados desenhos de autorretrato e grupos focais. Os resultados revelaram um amplo conhecimento e uso do vocabulário racial pelas crianças, que relataram vivências cotidianas sobre o tema no contexto escolar, o que contribui para desconstruir o silenciamento dessas discussões na infância.

Confira a publicação no link.

A Revista

A revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um periódico de publicação eletrônica fruto de um projeto inicial do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), juntamente com o Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE). O periódico, com periodicidade quadrimestral, divulga a produção de discentes, professores da educação básica, graduandos, pós-graduandos e artigos inéditos de professores dos diversos níveis.