Abertura de programa antitabagismo da Prefeitura de Ipatinga acontece no Unileste
Publicado em 10/09/2019

Na última semana de agosto, a Prefeitura de Ipatinga realizou a abertura de um novo grupo de atividades do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O pontapé inicial da iniciativa, que conta com a participação de 15 pessoas que desejam abandonar o vício de fumar, aconteceu no campus de Ipatinga do Unileste.

A instituição apoia a realização do projeto por meio da participação de docentes e estudantes do curso de Fisioterapia, que realizam o acompanhamento nos encontros do grupo. Segundo a docente do curso, Mary Lee dos Santos, a ação aproxima a comunidade da academia “otimizando a utilização dos recursos, enriquecendo o aprendizado dos estagiários e contribuindo efetivamente para a redução da morbimortalidade relacionada ao tabagismo”.

O Programa

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Ministério da Saúde (MS) objetiva reduzir a prevalência e morbimortalidade relacionada ao tabaco. A iniciativa é baseada em ações educativas, comunicação, atenção à saúde e à adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas. A ação previne a iniciação do tabagismo, promovendo a cessação de fumar e protegendo a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco, reduzindo o dano individual, social e ambiental.

O PNCT desenvolvido nas UBS em todo o Brasil registra em média 10% de abandono do cigarro. Na experiência conjunta entre o estágio de Fisioterapia na Saúde Coletiva e a UBS Bom Retiro, o modelo preconizado pelo Ministério da Saúde foi adaptado para expandir o número de encontros presenciais e permitir maior participação de equipe interdisciplinar.