Unileste promove ações durante Semana da Responsabilidade Social
Publicado em 24/09/2019

O Unileste celebra, entre os dias 21 e 27 de setembro, a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) desde 2005, com o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas realizadas pelas instituições de ensino superior (IES) nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.

A Semana estimula o engajamento social para as iniciativas realizadas na Instituição, fortalecendo a parceria entre o contexto acadêmico e a comunidade e reforçando a importância da conscientização e formação cidadã. A programação oficial do Unileste envolve a realização de mais uma edição do projeto Empreender Social, realizado no último sábado (21), no município de Ipaba - MG, uma ação totalmente gratuita, organizada pelo curso de Administração da Instituição, que une projetos de extensão universitária e parcerias públicas e privadas em prol da comunidade.

Durante o evento, mais de 28 projetos de extensão universitária do Unileste ofereceram serviços e atividades artísticas, culturais, esportivas, de meio ambiente, de lazer, entre outros. O Empreender contou também com a participação de parceiros e apoiadores, como a Prefeitura Municipal de Ipaba, Polícia Militar e Rádio Educadora. A Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Gabriela von Ruckert, considera que o evento tem uma importância fundamental para o fortalecimento da cidadania. “A troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos) e os ipabenses promoveu frutos positivos, contribuindo para o objetivo maior da ação que é a transformação social por meio da promoção da cidadania e da inclusão social”, 

Outras iniciativas

Além do Empreender Social, o Unileste integra também, entre os dias 23 a 28 deste mês, a programação nacional da 13ª Primavera dos Museus, que tem como tema: “Museus por dentro. Por dentro dos museus”. Entre as atividades propostas estão uma exposição de fotos e vídeos que retratam a história dos 50 anos do Unileste, exposição de robôs, oficina de educação patrimonial, visitas guiadas e cinema comentado sobre o filme brasileiro Aquárius. O Museu Padra de Man fica localizado dentro campus Coronel Fabriciano.

Junto ao Setembro Amarelo, o curso de Psicologia deu início também às ações do projeto Plantão Psicológico, uma iniciativa que consiste em um espaço de acolhimento individual e/ou coletivo de emergência, que coloca à disposição de todos um momento de escuta e aconselhamento. O objetivo do projeto é fornecer ajuda psicológica referente às emoções e comportamentos que possam estar interferindo nas rotinas de vida, acadêmica ou pessoal, tais como autoconfiança, autoestima, ansiedade, concentração, relacionamento com familiares, dentre outros. Os atendimentos ocorrem nos campi Coronel Fabriciano e Ipatinga, de segunda a quinta, durante todo o semestre.  

Unileste em ação

A interlocução com a sociedade sempre fez parte dos princípios que norteiam a atuação da Instituição. Nesse sentido, são inúmeras as iniciativas desenvolvidas na Instituição embasadas no valor da responsabilidade social e que buscam articular princípios de educação, cidadania e inclusão: Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, Clínica Odontológica, Centro de Atendimento Psicológico, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Núcleo de Educação Inclusiva, Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciária (NPJJ), Coral Unileste, Academia de Musculação, Academia de Ginástica e Trampolins, Teatro Universitário, dentre outros. Além disso, são mais de 40 projetos de iniciação científica e pesquisa e mais de 30 projetos de extensão universitária que certificam o compromisso da IES com a comunidade.


© 2020 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500