Unileste encerra Semana de Iniciação Científica e de Extensão
Publicado em 04/11/2019

Na última sexta-feira (1º), o Unileste encerrou a sua 20ª Semana de Iniciação Científica e 11ª Semana de Extensão (Sicex). Com o tema “Políticas Públicas e o bem comum: o papel da pesquisa e extensão”, a Semana obteve mais de 500 inscritos. Um dos destaques foi a palestra de abertura, sobre inovação e criatividade na Era Digital, com a participação do jornalista e educador Marcelo Tas. Durante toda a programação, os estudantes puderam participar de palestras, mesas-redondas, apresentações orais e de banner, minicursos, oficinas, exposições, e apresentações culturais sobre variados temas.

A SICEX articula a pesquisa, extensão e ensino, divulgando e disseminando os resultados das pesquisas, projetos e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por universitários, docentes e servidores de diversas Instituições de Ensino Superior da região. Além das mais de 240 apresentações de trabalhos acadêmicos, 72 palestras, minicursos e oficinas e apresentações de pôsteres, a Instituição também realizou a Semana de Comunicação, e as semanas integradas das escolas Politécnica e de Ciências Sociais e Aplicadas.

Prêmio Dom Lelis Lara
Durante a Semana de Iniciação Científica e de Extensão, o Unileste realizou também a 2ª edição do prêmio Dom Lelis Lara, concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lelis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço e do Centro Universitário.

O primeiro lugar da edição 2019 ficou com a pesquisa intitulada "Grupo reflexivo para autores de violência contra mulheres", realizada pelos estudantes do curso de Psicologia Caio Nascimento e Wesley Matias, com orientação do professor Antônio Honório. O segundo lugar ficou com as estudantes de Pedagogia Laura Valeriano Martins Oliveira e Laura Cristina Rodrigues, com o trabalho “Intervenção Arquitetônica e Pedagógica na Educação Infantil”, orientado pela docente Tereza Cristina Cota. E a terceira colocação do prêmio foi para a pesquisa “As Contribuições da psicologia em Situações de Emergência e Desastres”, das estudantes de Psicologia Camila Knuup Marinho e Lilian Cristina Knupp Marinho (mãe e filha), com a orientação da professora Stela Maris Bretas. A comissão avaliadora do prêmio foi composta por três professores avaliadores.

A SICEX é um evento institucional anual organizado pela Coordenação de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão e pelo Comitê Assessor de Pesquisa e Extensão (Cape) do Unileste.