Centro Universitário realiza 2ª Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária
Publicado em 05/11/2019

O Unileste realiza, entre os dias 12 e 23 de novembro, a 2ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. O evento, com o tema “O papel do Médico Veterinário na construção da Saúde Única”, será realizado no campus de Coronel Fabriciano e realizará minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentações e atividades culturais.

Segundo o coordenador do curso, Marcos Vinícius Rodrigues, o objetivo da Semana é refletir sobre as mudanças do meio ambiente que estão interferindo na saúde humana e animal. “Essas modificações ambientais estão gerando doenças que podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária e a Medicina Humana”.

Ainda de acordo com o docente, os Médicos Veterinários atuam além da saúde animal, fato evidenciado quando o profissional passa a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), trabalhando pela qualidade da Saúde básica nas cidades. “O evento vai agregar conhecimentos e ações aos futuros Médicos Veterinários para que eles possam atuar na discussão e prevenção da saúde humana, animal e ambiental”, completa Marcos.

A abertura da programação da Semana será com a mesa-redonda “Medicina Veterinária, Medicina Humana e Meio Ambiente” às 19h no Teatro João Paulo II, com os profissionais Dr. Márcio Castro, Dra. Sonale Teixeira e Dr. Milton Thiago. No dia seguinte, acontecem as palestras Brucelose, com o Dr. Pedro Lopes, e Anemia Infecciosa Equina, com a Dr. Marcela Lorenze. Também no dia 13 acontecem as apresentações dos projetos integradores desenvolvidos pelos estudantes do curso, na Sala de Artes da instituição.

No dia 14, às 8h30, serão realizados os minicursos “Vigilância e Monitoramento da Raiva em Cães e Gatos”, com a participação da Dra. Sonale Pires Teixeira, e “Primeiros socorros”, com o membro do Corpo de Bombeiros de Timóteo, Victor Andrade Dias.

À noite, a partir das 19h, a Dra. Rosana Silva Lana ministra o curso “Aspectos Ecoepidemiologicos da Leishmaniose Visceral em Ipatinga: monitoramento de fauna, reservatórios domésticos e casos humanos”, no Auditório Sr. Zezinho e o Dr. Luíde Bonaventura promove o minicurso “Inseminação Artificial por Tempo Fixo (Realização Atlética Coiote)” no mesmo local.

No dia 15, a Atlética de Medicina Veterinária realiza a confraternização do curso e no último dia de evento (23), acontece a cãominhada e cãorrida de cachorros de pequeno, médio e grande porte – a DOGRUN. Na DOGRUN, serão realizadas três modalidades de competição no campus de Ipatinga do Unileste: caminhada em 500m, corrida com cães de médio porte em 1km e corrida com cães de grande porte em 1,5 km. As inscrições podem ser feitas exclusivamente em https://pace3.com.br/portfolio/dog-run/.

Inscrições

Os estudantes interessados em participar da Semana Acadêmica já podem se inscrever para as atividades no Portal Acadêmico.