Pesquisadoras do Unileste participam de congresso nacional e internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Publicado em 05/11/2019

Professora e Estudante do curso de Enfermagem do Unileste participaram do 11º Congresso Nacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e 5º Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, realizado na cidade de Maceió – AL, de 30 de outubro a 2 de novembro.

A docente Thamara Campos e a estudante Larissa Rocha apresentaram três trabalhos de forma oral desenvolvidos no Unileste. São eles: “Análise dos fatores associados ao tipo de parto de puérperas atendidas em serviço especializado”, que também teve a colaboração das estudantes Mônica Cataffesta e Bruna Rocha; “Análise dos fatores associados à hipertensão arterial e diabetes mellitus durante a gestação”, com a colaboração de Mônica Cataffesta e Cristiane Lúcio; e “Tendência temporal da mortalidade neonatal 2007 – 2017”, produzida em parceria com a estudante Mirane Morais.

Nesta edição, o congresso teve como tema “A Enfermagem Obstétrica e sua contribuição para a sustentabilidade do SUS: protagonismo social e cuidado qualificado”. O evento é uma atividade bienal promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO Nacional e realizada por uma de suas Seccionais. Como evento oficial da entidade, a ação visa contribuir para implementar um novo modelo de atenção à Saúde da Mulher e ao recém-nascido, fundamentado no cuidado qualificado.

Com participação de 2 mil congressistas, a 11ª edição do COBEON teve como objetivo primário reunir estudantes, profissionais da Enfermagem e de outras áreas da saúde, pesquisadores, gestores e formuladores de políticas públicas, integrantes de movimentos afiliados da área da saúde e de outras áreas, interessados em atualizar seus conhecimentos e discutir temáticas essenciais para a qualificação do cuidado às mulheres, aos recém-nascidos e às famílias, corroborando a autonomia e o protagonismo da mulher, com ênfase na saúde sexual e reprodutiva e no processo de parto e nascimento.