Curso de Direito exibe clássico policial dos anos 90 no Cinema Jurídico
Publicado em 05/11/2019

O curso de Direito do Unileste realiza, na próxima terça-feira (12), uma nova edição do Cinema Jurídico, com a exibição do filme “Seven: os sete crimes capitais”. A iniciativa, conduzida pelos docentes Dahyana Siman e Daniel Ayres, acontecerá às 19h no Auditório Padres do Trabalho, em Coronel Fabriciano. Os estudantes interessados em participar já podem se inscrever pelo Portal do Aluno.

A atividade consiste na escolha e exibição de filmes que apresentam alguma questão jurídica ou contexto político-social relevante, para debate acadêmico. De acordo com o coordenador do curso, Wallace Carvalho, o objetivo da ação é incentivar, com base nas situações abordadas nos filmes, maiores discussões sobre questões referenciadas ao Direito e instigar nos alunos o debate crítico-reflexivo sobre as diversas formas em que o fenômeno jurídico pode percutir.

“Utilizamos o cinema como instrumento jurídico de conhecimento crítico, orientado a contestar a história e as ideologias dominantes por meio de um espaço de discussão e divulgação de obras as ideias artísticas”, completa Wallace.

Para o docente Daniel Ayres, o Cinema Jurídico aproveita a sensibilidade da sétima arte como meio de instigar debates sobre temas relevantes para o mundo jurídico. “Buscamos, ainda, ao fazer uso de uma obra cinematográfica, que acaba por representar, de certa forma, a realidade, possibilitar aos discentes a percepção de que o Direito se encontra extremamente enraizado na sociedade, o que acarreta nas mais variadas formas de se enxergar as relações sociais”.

O filme

Na trama de Seven: os sete crimes capitais, dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Seven é o segundo longa de ficção dirigido por David Fincher e concorreu, em 1996, ao Oscar de melhor edição.