Unileste realiza ações de capacitação em comemoração ao Dia do Engenheiro Civil e do Trabalhador da Construção Civil
Publicado em 05/11/2019

O curso de Engenharia Civil do Unileste realiza ações de capacitação no dia 12 de novembro, em comemoração ao Dia do Engenheiro Civil e do Trabalhador da Construção Civil, celebrado nos dias 25 e 26 de outubro, respectivamente. A atividade conta com apoio dos projetos de extensão Campanhas e Educação no Trânsito e parceira com o Centro Regional de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga (CEREST/Ipatinga) e visa contribuir para a manutenção da saúde física e mental de profissionais que atuam nesse segmento econômico, atuando junto aos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano.

As informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a construção civil é uma área com crescimento intensivo no Brasil sendo fundamental para o desenvolvimento econômico e estrutural do país. Para o professor Dr. Fabrício Moura Dias, coordenador do curso de Engenharia Civil do Unileste, a execução dessas atividades são importantes no âmbito da formação profissional continuada. “A atualização profissional deve fazer parte da vida de qualquer funcionário. Além de permitir encontrar espaço no mercado, um profissional capacitado traz mais eficiência, além de segurança, confiança e mais qualidade de serviço. O Unileste ao inserir-se nessa dinâmica exerce o seu papel social ao contribuir com a melhoria dos indicadores de produção e humanos”, pontua.

E de acordo com o professor mestre Cristian de Souza Freitas, coordenador do projeto de extensão Campanhas, relata que serão apresentados conceitos importantes e pertinentes aos cuidados posturais e gerais relacionados com levantamento de peso, esforço físico autocuidado e qualidade de vida. “As discussões que serão realizadas objetivam contribuir para mobilizar esse grupo de trabalhadores para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Desse modo, a pretensão é promover uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar danos à saúde”, reforça o docente.

A Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, coordenadora do projeto de extensão de Educação no Trânsito e Engenheira de Segurança do Trabalho do CEREST/Ipatinga comenta que o trabalho busca fomentar a reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem ser determinantes para a saúde dos trabalhadores, desse modo, influenciando a qualidade de vida e meio ambiente.  “A capacitação pretende viabilizar a discussão das metodologias de trabalho visando à redução dos índices de acidentes de trabalho, colocando a em evidência a relevância do protagonismo do colaborador como fator contributivo essencial, sem perder de vista a responsabilidade do empregador quanto ao fornecimento de equipamentos de proteção, estruturação das normas de serviços, dentre outros. Além disso, contribuir para a postura proativa em relação aos acidentes de trajeto com observância da sinalização e leis de trânsito” finaliza.