Universitários realizam ações de conscientização sobre violência sexual contra menores
Publicado em 14/11/2019

Projeto de Extensão “Conscientizar para erradicar”, do Unileste, realiza ações educativas para promover a conscientização e o combate às violências sexuais contra crianças e adolescentes de todo o Vale do Aço. Projeto desenvolvido pelo curso de Direito, os estudantes extensionistas têm realizado, durante todo o segundo semestre de 2019, palestras em escolas públicas com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o assunto.

Segundo dados do Disque 100, só em 2018, foram registrados mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. E entre 2011 e 2017, teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra menores de idade, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

“Por isso, é essencial o combate a essa violência constante através da conscientização. Compreendendo também que a escola é o melhor lugar para disseminar esse conhecimento, pois tem grande influência na formação dos cidadãos”, afirma a docente e coordenadora do projeto, Maruza Lima. A professora acrescenta que, durante o primeiro semestre deste ano, os universitários se preparam para esta fase: realizaram pesquisas para saberem abordar o tema de forma consciente e dinâmica, e com informações sobre dados e dicas de como pedir ajuda.

Além do curso de Direito, as ações envolvem também docentes e estudantes dos cursos de Psicologia e Jornalismo e procura criar e fortalecer redes de prevenção, proteção e defesa jurídica e psicológica para menores vítimas da violência sexual e desenvolver campanhas de mobilização nos diversos segmentos e mídias, além de sensibilizar a comunidade acadêmica da Instituição para o tema.

Escolas interessadas

O trabalho de conscientização desenvolvido em parceria com as escolas da região conta com a participação de professores e estudantes extensionistas, que realizam apresentações de cunho didático-pedagógicas envolvendo os direitos da criança e do adolescente em três formatos - Ensino Fundamental I, Ensino fundamental II e Ensino Médio. Cabe à escola interessada fazer a solicitação para participar do projeto, selecionar o formato e turmas participantes.

As instituições de ensino interessadas em levar palestras e oficinas sobre a temática devem entrar em contato pelo e-mail maruza@p.unileste.edu.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8537-7061, sinalizando três propostas de data e horário para a realização da ação.