Extensão Universitária realiza atividades de formação profissional em parceria com curso de Engenharia de Produção
Publicado em 26/11/2019

O curso de Engenharia de Produção apresenta em sua grade curricular disciplinas que investigam os problemas ambientais e estratégias adequadas para a redução de distúrbios associados às etapas de produção ainda no projeto do produto e em suas fases de execução.

São utilizadas metodologias ativas para melhor entendimento das questões relacionadas à segurança e meio ambiente com desenvolvimento de atividades diversificadas, viabilizando a compreensão dos mecanismos de dispersão dos poluentes, contaminação e mitigação.

Nesse contexto, foi sistematizado um conjunto de técnicas de ensino para dinamizar o processo de aquisição de conhecimentos relacionados com os riscos químicos, métodos de controle e segurança. Inicialmente, ocorreram investigações práticas relacionadas com a aplicação da absorção para diminuir a dispersão de gases ácidos, no Laboratório de Química do campus de Coronel Fabriciano.

Os ensaios permitiram a simulação de processos para verificação da hidrodinâmica da coluna de absorção, especificação das vazões do gás e uso de solução absorvente para o dióxido de carbono e anidrido sulfuroso.

Na próxima sexta-feira (29), serão realizadas atividades formativas no campus de Coronel de Fabriciano, sala E-207, a partir das 19h. Os estudantes da disciplina de Segurança e Meio Ambiente irão apresentar trabalhos de pesquisas relacionados com essa linha temática em diferentes linhas de produção industrial. Em sequência, será discutida a responsabilidade civil e criminal dos atores sociais em relação ao acidente de trajeto com derramamento de produtos químicos, e finalizando, será feita explanação sobre o papel do Centro Regional de Referência e Atenção e Saúde do Trabalhador de Ipatinga para a prevenção desses sinistros.

Objetivo da iniciativa

A docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz, coordenadora do projeto de extensão Educação no Trânsito, relata que serão apresentados conceitos importantes pertinentes aos sinistros no modal rodoviário, promovendo uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar danos à saúde. “O objetivo também é discutir as mudanças na legislação previdenciária relacionadas com os acidentes de trajeto e contribuir para mobilizar os discentes para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento”, completa.

Além disso, a programação inclui a apresentação do CREA Jr pela coordenadora geral e graduanda em Engenharia Química no Unileste, Débora Moura Castro de Sá, e os estudantes de Engenharia de Produção, Patrick da Silva Castro e Thaynara Gomes Fernandes. A exposição visa orientar sobre o papel e a responsabilidade do conselho perante os profissionais e sobre a magnitude do registro profissional.

Finalizando, a egressa do curso e da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Polyanna Cristina Cota Silva, apresentará o estudo “Análise da Exposição Ocupacional do Dentista a Vibração e Ruído”.

Relevância

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Elizabete Serra Negra, comenta a importância dessas atividades. “Esses eventos são necessários pois estabelecem condições propícias para reflexões aprofundadas sobre as responsabilidades profissionais, evidenciando a relevância do protagonismo como elemento essencial para o desempenho do egresso no mercado de trabalho e a importância do Engenheiro de Produção no delineamento de ações contributivas eficientes em relação aos fatores de produção, ambientais e humanos”, destaca.