Curso de Pedagogia recebe Ademir de Castro para projeto de história oral
Publicado em 26/11/2019

Na última sexta-feira (22), estudantes do 6º período do curso de Pedagogia receberam a convidada Ademir de Castro Costa, antiga docente do Centro Universitário, para participar de atividade proposta pela disciplina de Metodologia de Ensino – História. Ademir recebeu, no mês de julho, homenagem do Unileste durante a inauguração do Espaço Cinquentenário – ambiente no qual uma das salas possui o nome da professora.

A partir das técnicas metodológicas da história oral, a entrevista com a docente teve como objetivo fazer um resgate da memória da história local e das relações do trabalho feminino existentes na instituição. Segundo a professora Vanessa Costa Soares, responsável pela disciplina, este tipo de prática é importante para que as alunas do curso compreendam o processo de construção das fontes orais como possibilidade metodológica do ensino de História.

“A fonte oral é um documento histórico riquíssimo, que nos ajuda a entender melhor fragmentos do passado que os documentos escritos nem sempre conseguem esclarecer”, afirma Vanessa. Durante o encontro, as alunas puderam fazer perguntas à convidada, que comentou sobre sua chegada à Universidade do Trabalho, sua relação com os alunos e suas práticas em sala de aula, as dificuldades e alegrias de ser educadora e também sobre sua relação com Padre de Man, de quem falou com muito respeito e carinho.

História

Ademir de Castro Costa foi colaboradora do Unileste entre os anos de 1977 e 2007, tendo sido professora no Departamento de Ciências Humanas e Educação, membro do Programa do Curso de Complementação de Estudos Sociais, designada membro representante do Colegiado de Coordenação Didática dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e dos cursos Emergenciais de Licenciatura, dentre outras funções.