Unileste apresenta a Curricularização da Extensão em webinar nacional
Publicado em 04/12/2019

Da esquerda para direita: pró-reitor acadêmico, Dr. Marcelo Corrêa; coordenadora do curso de Enfermagem, Aline Coelho; reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino e coordenador do curso de Direito, Wallace Carvalho.Na última terça-feira (3), o Unileste participou de um webinar transmitido para todo o Brasil. À convite da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Centro Universitário apresentou o webinar “Curricularização da Extensão: experiência do Unileste” para educadores e gestores de diversas instituições de ensino superior do Brasil. Ao todo, 105 pessoas acompanharam a transmissão.

O tema escolhido foi proposto a partir da publicação da Resolução do Ministério da Educação, em dezembro de 2018, sobre a obrigatoriedade dos cursos de graduação curricularizarem as atividades extensionistas, no mínimo de 10% do total da carga horária de cada curso. No Unileste, o assunto já vem sendo discutido até mesmo antes da Resolução publicada pelo MEC.

Durante a apresentação da experiência da IES, o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino e o pró-reitor acadêmico, Marcelo Corrêa apresentaram a proposta pedagógica dos cursos de graduação do Unileste, como é feita a articulação entre a extensão e outros componentes curriculares, assim como o planejamento, o propósito da ação e a integração ao currículo.

A coordenadora e professora do curso de Enfermagem, Aline de Barros Coelho comentou sobre a experiência do curso que, desde o início de 2019, tem as atividades extensionistas já curricularizadas. Durante a apresentação, a coordenadora salientou a importância da reformulação curricular pensada no perfil do egresso, no alinhamento construtivo, na extensão ligada aos componentes curriculares, as competências relacionadas às demandas sociais e a aproximação ensino-serviço.

E o coordenador do curso de Direito do Unileste, professor Wallace Carvalho, apresentou a operacionalização e as etapas de construção do novo projeto pedagógico do curso, que iniciará no primeiro semestre de 2020. Entre os desafios apresentados pelo professor estão: clareza nos objetivos; logística para que todos os universitários participem da extensão curricularizada; o alinhamento com o perfil do egresso; a integração da aprendizagem e pesquisa e proporcionar retorno à sociedade.

A extensão e sua curricularização

A extensão universitária é uma ação da universidade junto à comunidade local, oportunizando ao público externo à IES, o conhecimento adquirido por meio da aprendizagem e pesquisa desenvolvidas dentro da instituição pela comunidade acadêmica. A Curricularização da extensão é a inclusão da extensão como atividade obrigatória para que o estudante conclua o seu curso de graduação. Isso implica em ofertar de forma sistematizada e integrada no currículo do estudante, a extensão. O prazo de implantação dos dispositivos da resolução do MEC termina em 14 de dezembro de 2021. Até lá, todas as instituições de ensino superior do país trabalham para adequar e atualizar os cursos de graduação.