CER II realiza confraternização com pacientes
Publicado em 10/12/2019

Na última sexta-feira (6), o Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II do Unileste realizou uma Confraternização Especial de Fim de Ano. A celebração reuniu a equipe multiprofissional, pacientes do Centro e seus familiares e acompanhantes, professores e estudantes dos cursos da área da saúde. A comemoração marcou o término dos atendimentos do segundo semestre de 2019.

Segundo os profissionais do CER II, a programação foi pensada com o intuito de celebrar a trajetória dos pacientes e momentos vividos no decorrer do ano, as histórias, as conquistas dos pacientes, acadêmicos e de todos os serviços que vem, a cada ano, firmando sua relevância institucional e social no Vale do Aço.

Neste segundo semestre, os atendimentos aos pacientes com comprometimento neurológico ocorreram por meio da parceria com o curso de Fisioterapia. Os universitários em fase de estágio obrigatório puderam vivenciar em sua formação o processo de reabilitação dentro de um serviço referência e com caráter interdisciplinar e multiprofissional.  O resultado desta experiência transpareceu em gestos de carinho e gratidão compartilhados entre alunos e pacientes na Confraternização. Estudantes do curso de Psicologia, que também desenvolveram atividades com os pacientes, marcaram presença e auxiliaram na organização do evento.

O CER II, além de contribuir para a reabilitação física e visual de pessoas de 86 municípios do Leste de Minas, contribui para a promoção dos direitos da pessoa com deficiência, fomentando a inclusão e promovendo maior independência e inserção social na comunidade. A confraternização da última sexta (6), não foge disso. Essa e outras ações do CER assumem caráter terapêutico de participação social, uma vez que objetivam a reabilitação, no seu sentido mais amplo, contribuindo para autonomia, a inclusão e qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Embalados por boa música, arte, poesia, abraços e partilha, a família CER II registrou mais um momento de alegria e graça, reflexo do atendimento humanizado prestado pelo CER-II do Unileste.