Pesquisa do Unileste sobre Mineração Urbana é pauta em revista nacional de meio ambiente
Publicado em 17/12/2019

A edição de novembro e dezembro da Revista Meio Ambiente Industrial trouxe a matéria “Garimpo Precioso”, apresentando a mineração urbana e a riqueza dos metais nobres presentes em resíduos eletrônicos. O projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia Química do Unileste, “Recuperação de ouro e cobre presentes em lixo eletrônico”, criado em 2016, foi abordado como um dos bons exemplos espalhados pelo país.

A mineração Urbana, conhecida por aproveitar metais nobres utilizados em diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e impressoras é uma alternativa sustentável para a reciclagem eletrônica, que infelizmente é feita em apenas 20% de todo o lixo eletrônico produzido no Brasil. Segundo a reportagem, o país produz 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico, sendo o segundo maior produtor no continente americano.

A reportagem, desenvolvida pela jornalista Cristiane Del Gaudio, esclarece todos os métodos utilizados pelos universitários e docentes orientadores, desde o processo de extração do minério, filtragem, separação de resíduos, até mesmo a criação de alguns equipamentos para auxílio no processo de separação e recuperação dos metais. Entre os metais nobres adquiridos após o processo de reciclagem está o ouro, a prata, o chumbo, o cobre, o alumínio e o paládio.

A pesquisa é desenvolvida atualmente pelos estudantes Alisson Raimundo, Luís Fagundes, Paulline Carlos e Paulo Silva, sob a orientação do coordenador e professor do curso de Engenharia Química, Leonardo Ramos Paes de Lima e do professor Ricardo França. De acordo com Leonardo, o projeto tem o diferencial de ser um processo com menor impacto junto ao meio ambiente, comparado a outros métodos já utilizados.

Leia a matéria completa no link e saiba tudo sobre o projeto e a mineração urbana.