Prêmio Destaque Enade 2019 é entregue aos estudantes com bons resultados no Exame
Publicado em 19/12/2019

O Unileste realizou na noite da última quarta-feira (18), a entrega do Prêmio Destaque Enade 2019. A iniciativa visa estimular e fomentar o compromisso e reconhecer o empenho dos estudantes concluintes participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A cerimônia ocorreu no Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano e contou com a participação de estudantes, professores, coordenadores de curso, diretoras das escolas de Educação e Saúde e Politécnica e reitoria.

Os estudantes que alcançaram nota acima de 50% de acertos comprovados na prova foram reconhecidos por meio do Certificado de Destaque Acadêmico Enade 2019 e presenteados também com seis meses de curso de inglês online gratuito, na Rosetta Stone. Os estudantes que alcançaram acima de 70% de acertos comprovados levaram também um brinde do Unileste: uma bolsa de viagem.

Segundo reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, fechar o ano com esse resultado é ainda melhor. “Nós queremos parabenizar todos os estudantes pelo desempenho. Esse exame também é um preparo para o mercado e simboliza a entrada para a vida profissional. Sabemos que, muitas vezes, em um processo seletivo o domínio do inglês é um diferencial e por isso oferecemos essa oportunidade aos estudantes que se destacam no Exame”, avalia.

Por meio da avaliação, os alunos e o Unileste conseguem construir juntos os reconhecimentos de cada curso e da Instituição. Quanto maior a nota, maior também será a visibilidade do currículo que o graduando terá no mercado de trabalho. Neste mês de dezembro, a Instituição recebeu o resultado do Índice Geral dos Cursos (IGC), que tem como uma de suas avaliações o resultado do Enade 2018. O Unileste obteve nota 4, considerada nota de excelência para as instituições de ensino superior ( o Índice varia de 1 a 5).

“Neste ano, o qual estamos comemorando 50 anos de criação do Unileste, obter este resultado é como colocar uma cereja no bolo, pois concluímos o ano com mais um resultado positivo para a Instituição. E nos dá a certeza de que estamos continuando com a missão daqueles que nos precederam”, finaliza o reitor.

O Exame

No dia 24 de novembro, mais de 400 mil estudantes realizam o Exame em todo o Brasil. Entre esses, 750 são estudantes do Unileste. A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o rendimento do aluno em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. O exame também é usado como indicador de qualidade da instituição que o universitário escolheu para fazer a graduação e avalia e acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Na edição 2019, foram avaliados os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo. No Unileste, os cursos avaliados foram: Arquitetura e Urbanismo; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Fisioterapia e Odontologia.