Unileste tem economia anual de R$ 250 mil com projeto Mercado Livre de Energia Elétrica
Publicado em 19/12/2019

O Unileste iniciou, em janeiro de 2019, o projeto Mercado Livre de Energia Elétrica. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os cursos da Instituição com a energia. A meta inicial do projeto era alcançar a economia mensal de 20%. Sob a responsabilidade da Gerência de Infraestrutura da IES, a ação superou as expectativas e propiciou uma economia anual de aproximadamente R$ 250 mil.

O Mercado Livre de Energia é um setor da iniciativa privada que permite aos consumidores/instituições comprarem energia elétrica diretamente dos gerados e das empresas comercializadoras: chamado Ambiente de Contratação Livre. Quem opta pelo comércio livre de energia pode comprar diretamente dos geradores ou das empresas comercializadoras através de contratos comerciais bilaterais em condições negociadas, como preço, prazos de contratação, volume de energia adquirida, entre outros.

Por meio da iniciativa, o Unileste colhe benefícios, como: redução de custos, já que as empresas passam a negocias preços, prazo e tem a chance de adequar melhor o consumo; ao negociar a energia com antecedência a IES consegue fazer uma previsão orçamentária; poder escolher o fornecedor; além de se tornar uma empresa mais sustentável, já que possui a oportunidade de contratar produtores de energia renovável.

O Processo

Durante a implantação do projeto, o Unileste teve que realizar adequações em sua infraestrutura para receber a energia via Mercado Livre de Energia Elétrica. Durante o primeiro semestre a Instituição focou na parametrização junto ao grupo gerador para que a economia almejada de 20% fosse alcançada.

A partir das adaptações realizadas, o Centro Universitário passou a ter economias que até superaram a expectativa inicial, chegando a mais de 27% no mês de setembro, por exemplo. Essa redução de custos é de grande relevância da para Instituição, já que o valor gasto com energia elétrica é uma das maiores despesas para empresas e instituições.