Unileste tem o melhor curso de Jornalismo de Minas Gerais
Publicado em 19/12/2019

O curso de Jornalismo do Unileste é reconhecido como o melhor curso do estado de Minas Gerais. A avaliação tem como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes, o processo formativo, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Além de ser o número um de Minas, o curso também está na 4ª posição na Região Sudeste e na 12ª posição no ranking nacional. A avaliação do CPC dos cursos foi divulgada neste mês de dezembro e leva em conta o cálculo do resultado obtido pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2018). A divulgação do resultado é feita sempre no ano seguinte ao da realização do Exame.

O curso de Jornalismo do Unileste, criado no ano 2000, já formou cerca de 400 profissionais que se encontram no mercado nacional. O curso possui avaliação máxima do MEC e oferece aos estudantes salas de aula climatizadas com recursos multimídia; laboratórios bem equipados, como: Tevê, Rádio, Foto, Informática, Jornal, Fanpage, Agência e laboratórios de inovação. Além disso, investimentos constantes são realizados no ensino, pesquisa e extensão, na promoção de visitas técnicas e eventos, aproximando o aluno do mercado de trabalho.

A profissão

O campo de atuação do jornalista é vasto e cada vez mais diversificado, devido ao desenvolvimento das mídias sociais e desenvolvimento das organizações. Suas principais funções são: gerenciamento de comunidades virtuais, edição de mídia, apuração, investigação e redação, obedecendo a normas técnicas, científicas e éticas. Além das mídias sociais, o jornalista pode atuar em tevê, rádio, revista, jornal impresso, assessorias e na gestão em empresas públicas ou privadas, de segmentos variados. Todos os campos de atuação exigem conhecimentos teórico-práticos essenciais para a execução dos trabalhos.