Pesquisadores da Pós-Graduação apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso
Publicado em 06/02/2020

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelos pesquisadores do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Unileste serão apresentados na próxima quarta-feira (12), a partir das 19h, na sala 203 do Bloco E, localizado no campus de Ipatinga. As apresentações são abertas à comunidade.

Os estudos desenvolvidos objetivaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso com aplicação prática. A importância é contribuir para eficácia do aprendizado, tornando o egresso capaz de exercer as atividades pertinentes a essa habilitação profissional em atendimento aos requisitos da gestão em segurança e saúde do trabalhador. Possibilitando, deste modo, uma visão holística e maior domínio no horizonte profissional em relação às análises e propostas atenuantes dos impactos relacionados aos processos produtivos.

A orientadora e docente, Marluce Teixeira Andrade Queiroz, destaca a relevância do TCC em relação à formação, sendo fundamental para a socialização dos estudos e desenvolvimento institucional. “Os pós-graduandos realizaram pesquisas exploratórias possibilitando a construção de metodologias mitigadoras aplicáveis aos diversos segmentos econômicos visando à redução da frequência e gravidade dos acidentes do trabalho”.

Segundo Marluce, a participação da comunidade acadêmica é importante nessas apresentações pois possibilita o acesso às informações atualizadas envolvendo o processo de reconfiguração social, baseado nas novas tecnologias e as práticas que desencadearam a ascensão de setores que se tornaram primordiais: tecnológico, comunicacional, midiático, informacional, digital.

De acordo com a coordenadora da pós-graduação, Marley Pereira Alvim, os estudos abrangem aspectos interdisciplinares que contribuem para a formação profissional. “Esses trabalhos mostram que a pesquisa científica aplicada possibilita o domínio técnico em relação ao controle dos riscos do trabalho, desse modo, maior atenção ao patrimônio humano”, comenta.

Participam das apresentações, como orientadores e examinadores, a docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz e o engenheiro de Segurança, Edvaldo dos Santos Sabino, consultor técnico da Clínica Trabalho e Saúde e egresso do Unileste.