Egressos membros do Projeto Baja são aprovados em Programas de Mestrado na UFSC e Unicamp
Publicado em 07/02/2020

Os egressos do curso de Engenharia Mecânica, Matheus Miranda e Caio Moura, e do curso de Engenharia Elétrica, Victor Hugo Oliveira, foram aprovados em Programas de Mestrado de reconhecidas universidades públicas no Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O que eles têm em comum? A participação no Projeto Baja, desenvolvido no Centro Universitário como parte de competições entre IES que desafiam estudantes no desenvolvimento real de projetos, e também nos projetos de Iniciação Científica realizados no Unileste.

Engenharia Mecânica

De acordo com Matheus Henrique, aprovado nos Programas de Mestrado da UFSC e Unicamp, os resultados são “fruto de todas as oportunidades de projetos de iniciação científica e de extensão que a Instituição fomenta”. Ainda segundo ele, as iniciativas despertam no estudante o interesse pela pesquisa.

Caio Moura, aprovado em segundo lugar no Programa de Mestrado de Engenharia Mecânica da UFSC e no Programa de Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico da Unicamp, participou também do Programa de Iniciação Científica desenvolvido pela Instituição com a Aperam South America – empresa destaque no cenário nacional.

“A minha participação no projeto Baja e no programa de iniciação científica foram cruciais para minha formação. A oportunidade de participar dessas ações me introduziram no campo da Pesquisa e Desenvolvimento, foram as minhas principais experiências profissionais e também a porta de entrada para conquistar a oportunidade de ingressar na Unicamp”.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Antônio Machado, parabeniza os egressos pelo resultado e projeta sucesso na sequência acadêmica de ambos: “Congratulo Caio e Matheus pelo ingresso no mestrado. Suas conquistas são consequências de uma atuação de estudante exemplar. Atuaram com dedicação e comprometimento em diferentes atividades acadêmicas como Projeto Baja, Iniciação Científica, com publicações, participação em eventos, estágio e outros”, afirma.

Engenharia Elétrica

O egresso do curso de Engenharia Elétrica do Unileste, Victor Hugo Rocha de Oliveira, também foi aprovado no Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O coordenador do curso, Luciano Bittencourt, reforça a participação de Victor nos programas de monitoria, na Empresa Júnior Politech, nos projetos de Iniciação Científica, Baja SAE e na  publicação de artigos em congressos e eventos de grande destaque nacional e internacional.

“Diante do envolvimento acadêmico e participação ativa no curso, Victor Hugo sempre manifestou seu sonho, agora concretizado, de ingressar no programa de mestrado em uma Universidade que possibilitasse o avanço de seus estudos. Sinto-me orgulhoso e convicto de que ele está pronto para os novos desafios acadêmicos e do mercado de trabalho”, completa.

Victor ressalta a oportunidade de aprender e desenvolver, durante a graduação, grandes habilidades que proporcionaram as aprovações no mestrado. “Agradeço grandemente o forte apoio de toda a Equipe Baja Unileste, onde vivi a maior parte da minha vida acadêmica, aprendendo e crescendo ao lado de pessoas incríveis. Agradeço também as ótimas oportunidades de participação nos projetos de Iniciação Científica, monitora e extensão disponibilizados pelo Unileste”, afirma.

Baja Unileste

O projeto Baja SAE promove a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para incrementar a preparação do estudante para o mercado de trabalho. Ao participar, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua concepção e projeto detalhado até a construção.

As equipes são formadas por alunos dos diversos cursos de engenharia a fim de representar a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. O objetivo é projetar e construir um protótipo recreativo, fora da estrada (off-road), monoposto, robusto, capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura e peso de até 113,4 Kg. O veículo deve ser seguro, facilmente transportável e de simples manutenção e operação.

Pesquisa e Iniciação Científica

Reconhecido por empresas e órgãos de fomento por sua capacidade produtiva de conhecimento científico e tecnológico, o Unileste incentiva o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. Da mesma forma, o envolvimento de estudantes em projetos de pesquisa do Unileste tem possibilitado a melhoria da qualidade de formação do discente, bem como o avanço da compreensão de problemas apresentados pela realidade regional e nacional.