Curso de Fisioterapia realiza ação de Educação em Saúde na UBS do bairro Mangueiras
Publicado em 11/03/2020

O curso de Fisioterapia do Unileste, por meio do Estágio em Saúde Coletiva, participa de ação na próxima sexta-feira (13), das 8h30 às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mangueiras, em Coronel Fabriciano. A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário na campanha #IgualdadeTodosOsDias.

A proposta é desenvolvida em parceria com os profissionais da UBS de maneira multidisciplinar, com foco para ações de Educação em Saúde. Temas centrados na busca por uma melhor atenção à saúde da mulher serão a pauta das rodas de conversas, palestras e ações educativas em saúde. A equipe de estágio, formada pelos alunos Hadson Soares, Jade Fonseca, Renata Ferreira, Rinara Domingues e Valeria Sampaio e pelo docente Cristian Freitas, ficou responsável pelas informações e esclarecimento às dúvidas sobre as disfunções do assoalho pélvico, tema ainda pouco difundido na Rede de Atenção Básica.

O assoalho pélvico ou piso pélvico, como o próprio nome indica, é um grupo de músculos voluntários e involuntários e ligamentos conectados a estruturas ósseas que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos. Esta estrutura participa de várias funções do organismo e se conecta a outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas. Ele forma o períneo e por ele passam ou se sustentam a uretra (canal da urina), a vagina, o útero, o reto e o ânus e impactam a função urinária, sexual e intestinal/fecal. Desta forma, a Incontinência Urinária será a abordagem principal na palestra.

Espera-se também, além de demonstrar a ação da Fisioterapia na Saúde da mulher, descobrir mulheres que apresentam algumas dessas disfunções para serem orientadas ao tratamento no Ambulatório de Urofuncional, localizado no Campus de Ipatinga. Ao final de todo o trabalho, os colaboradores e estagiários da UBS, juntamente dos estudantes e docentes, realizarão confraternização no café da manhã.