Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva realiza no Instagram Jornada de Lives sobre a área
Publicado em 22/04/2020

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva (LAFE) do Unileste realiza, até o dia 14 de maio, sempre às 18h, uma Jornada de Lives no Instagram oficial do movimento estudantil (@ligaunileste), com a participação de profissionais renomados na área. Segundo a responsável pelo Marketing da LAFE, Amanda Rodrigues, a ideia surgiu com o objetivo de movimentar a rede social da Liga levando conhecimento a todo o público sobre a Fisioterapia Esportiva.

De acordo com Amanda, os temas escolhidos são de relevância dentro da área esportiva e frequentemente provocam dúvidas e questionamentos. “A iniciativa também mostra a gama de variedades em que a área permite atuação, por ser de suma importância desde o atleta amador ao profissional de elite em diversos esportes”, afirma.

O docente Cristian de Souza Freitas, que tem orientado os estudantes na ação, ressalta a experiência e conhecimento dos profissionais participantes: “Os convidados são Fisioterapeutas conhecidos no Brasil e que têm um número expressivo de seguidores, cada um com referência reconhecida nos temas escolhidos. Entendemos também que é muito motivador convidar egressos que hoje atuam na área e que foram membros da Liga”, pontua.

O professor reforça ainda que a iniciativa tem sido muito positiva para os discentes. “A motivação e entusiasmo dos alunos é sensacional. O mais importante está sendo o prazer do grupo em conduzir as lives, o zelo com a organização e o profissionalismo. Tenho certeza que se trata de uma grande experiência para eles”, conclui.

Programação

Amanhã (23), a live contará com a participação do Fisioterapeuta Esportivo George Sabino com o assunto “O uso de tecnologias na avaliação do movimento na prática esportiva”. No próximo dia 28, a convidada será a Fisioterapeuta e mestre em Ciências do Corpo Humano, Angelize Mozerle, que abordará a “Incontinência Urinária e a prática esportiva”.

Nos dias 29 e 30, os convidados serão Rafael Freire e Uiara Braga, que falarão sobre “A atuação da Fisioterapia Esportiva nos esportes” e “As mulheres nos esportes e os recursos tecnológicos na Fisioterapia Esportiva”, respectivamente.

Em maio, no dia 6, o tema será “Desmistificando a dor lombar: mitos e verdades” e a live contará com a participação do convidado Paulo Richard. Nos dias 11 e 14, com a presença dos egressos do Unileste, Jefferson Silva e Juliana Cursage, os assuntos serão “Terapia manual do esporte: um olhar para o atleta amador” e “A atuação da Fisioterapia Esportiva nas disfunções e lesões do joelho”, respectivamente.

Fisioterapia Esportiva

Para Pedro Mota, o presidente da LAFE, a Fisioterapia Esportiva é uma das áreas de atuação que permite e exige do Fisioterapeuta um bom raciocínio clínico para traçar a melhor conduta, seja ela para a prevenção de lesões, na reabilitação do atleta, ou para a administração de variáveis que precisam ser ajustadas para a prática esportiva.

“Nas lives, debatemos sobre diversos métodos de avaliação e tratamento, além de falar sobre as tecnologias que podem ajudar na avaliação e a importância do modelo biopsicossocial para a atuação do fisioterapeuta. Os acadêmicos de diversos períodos poderão assistir conteúdos ao vivo com informações trazidas de profissionais de excelência, que utilizam a prática clínica baseada em evidências científicas” completa.