Curso de Engenharia Mecânica promove palestra sobre Segurança de Processos
Publicado em 05/05/2020

O curso de Engenharia Mecânica realizou na noite de ontem (04), uma palestra sobre gerenciamento de segurança de processos para os estudantes de todos os períodos. O evento aconteceu em ambiente virtual (via plataforma Hangout Meeting) e faz parte da disciplina Segurança e Meio Ambiente, conduzida pela docente Marluce Teixeira Andrade.

A ação teve como objetivo abordar os requisitos de segurança sobre os principais cenários potenciais de acidentes e sobre funções críticas no desenvolvimento dos empreendimentos econômicos. A palestra foi ministrada pelo gerente geral corporativo de Gestão de Segurança de Processos da Usiminas, Eduardo Barbosa Almeida. Ele é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Marluce comenta que o evento abordou as exigências relacionadas com a proteção do trabalhador. “As exigências são atendidas de forma mais eficiente através da aplicação dos parâmetros técnicos de segurança. A palestra contribuiu com o conhecimento e consolidação da nova cultura de segurança exigida para redução dos riscos do trabalho”, aponta.

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Antônio Machado, atividades desta natureza são essenciais para a formação do estudante. “Considerando os elevados índices de frequência e gravidade dos acidentes do trabalho ao nível nacional, é importante que os graduandos tenham conhecimento relativo à segurança do processo. Certamente a palestra contribuiu para o melhor desempenho ao ingressarem no mercado de trabalho”, conclui.