banner

O que é?

O Projeto Integrador é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Unileste. A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais. Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Por que?

O Projeto Integrador se insere em um contexto educacional sintonizado com o seu tempo. A complexidade crescente do mundo globalizado tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas, como pensar, sentir e agir, num espectro cada vez mais amplo e profundo. Nesse sentido, o processo de formação dos nossos estudantes, baseado no Projeto Integrador, visa atender às demandas da sociedade por profissionais competentes em todos os aspectos: técnico, afetivo e social.



Como?

A cada semestre tem-se um tema de trabalho estrategicamente definido para o Projeto Integrador, que correlaciona os conteúdos contemplados nos diversos componentes curriculares, integrando teoria e prática. A partir de tal tema, os estudantes atuam em equipe na realização de experimentos, na construção e desenvolvimento de produtos e serviços, recebendo, para tanto, orientação dos nossos professores. Ao final desse processo, tendo participado de todos os projetos integradores do curso, o estudante está apto a realizar muito daquilo que sua profissão demanda.

Projetos Desenvolvidos


Card image cap
Escola Ciências Sociais e Aplicadas
Administração Ciências Contábeis
1º Período

Estudo de caso sobre a eficiência organizacional e eficácia econômico-financeira de empresas.

Card image cap
Escola Ciências Sociais e Aplicadas
Administração Ciências Contábeis
2º Período

Planejamento, fabricação e comercialização de um produto ou prestação de um serviço...

Card image cap
Escola Ciências Sociais e Aplicadas
Publicidade e Propaganda
6º Período

Produção de curta-metragem utilizando competências técnicas adquiridas durante o semestre.


Card image cap
Escola Educação e Saúde
Fisioterapia
4º Período

Métodos de avaliação fisioterapêutica por meio de oficinas.


Card image cap
Escola Educação e Saúde
Pedagogia
2º Período

Produção de um vídeo retratando as diversidades de infâncias nos contextos escolares...

Card image cap
Escola Educação e Saúde
Pedagogia
3º Período

Elaboração de proposta de intervenção, em relação à leitura e escrita, para...



Card image cap
Escola Educação e Saúde
Pedagogia
4º Período

Construção de um livro didático, com caráter inclusivo, organizado em 4/5...


Card image cap
Escola Politécnica
Engenharias
1º Período

Construção de sólido a partir de conceitos matemáticos e gráficos.


Card image cap
Escola Politécnica
Engenharias
2º Período

Concepção e construção de um dispositivo que utiliza a energia potencial gravitacional para...


Card image cap
Escola Politécnica
Engenharias
3º Período

Concepção e desenvolvimento de dispositivo que usa a energia química para promover...

Card image cap
Escola Politécnica
Engenharias
4º Período

Transformação de energia da radiação solar, em calor, para aquecimento a água.


15/06

Administração e Ciências Contábeis – 1º Período
Tema: Estudo de caso sobre eficiência organizacional e eficácia econômico-financeira de empresas.

Administração – 2º Período
Tema: Planejamento, fabricação e comercialização de um produto ou prestação de um serviço, contemplando mão de obra, método, máquina, materiais e mercado.

11 a 15/06

Administração e Ciências Contábeis – 5º Período
Tema: Empresa-Ação.

21/06

Administração – 3º Período
Tema: Plano de Gestão de Pessoas.

04/06

Educação Física – 3º Período
Tema: Descrever os processos anátomo-funcionais e bioquímicos do movimento.

04 e 08/06

Educação Física – 5º Período
Tema: Analisar os aspectos psicológicos da Educação Física.

05/06

Educação Física – 1º Período
Tema: Descrever os aspectos sócio-políticos e culturais da Educação Física.

06/06

Educação Física – 4º Período
Tema: Analisar aspectos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem motora.

Psicologia – 3º Período
Tema: Psicose, Dependência Química, Sistema Prisional, Síndrome de Down e Religião.

Psicologia – 4º Período
Tema: Violência Doméstica.

15/06

Ciências Biológicas – 1º Período
Tema: Diagnóstico de problemas Ambientais no Vale do Aço.

Ciências Biológicas – 5º Período
Tema: Diagnóstico da qualidade ambiental a partir de parâmetros parasitológicos e genéticos.

Pedagogia – 1º Período
Tema: Territórios Educativos: A escola como espaço social, histórico e cultural.

Pedagogia – 3º Período
Tema: Proposta de intervenção, em relação à leitura e escrita, para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Pedagogia – 5º Período
Tema: Atividades de intervenção, em ambientes informatizados de aprendizagem, que envolvam português, ciências e geografia em turmas do 4 ou 5 anos do ensino fundamental.

21/06

Enfermagem - 1º Período
Local: Auditório Dom Lelis Lara.

Enfermagem - 3º Período
Local: Auditório Dom Lelis Lara.

Enfermagem - 7º Período
Local: Auditório Dom Lelis Lara.


18 a 22/06

Arquitetura e Urbanismo - 1º Período ao 5º período
Tema: Estúdio e postagem da revista do período – Evento de apresentação Semana Integrada.

23/06

Engenharia - 1º Período
Tema: Construção de sólido a partir de conceitos matemáticos e gráficos.

Engenharia - 3º Período
Tema: Concepção e desenvolvimento de dispositivo que usa a energia química para promover o lançamento de um projétil.

Engenharia - 4º Período
Tema: Transformação de energia de radiação solar em calor, para aquecimento da água.

© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados


Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro - (31) 3846-5500